Slide01

Meu Lugar no Mundo

Meu Lugar no Mundo é uma atividade longa, mas é muito rica e divertida, prendendo a atenção das crianças o tempo todo! Consiste em um conjunto de 10 fichas que mostram ao aluno onde ele se situa atualmente, expandindo cada vez mais a sua compreensão. As fichas são:

SISTEMA SOLAR / PLANETA TERRA / CONTINENTE / PAÍS
ESTADO / MUNICÍPIO / BAIRRO / RUA / ESCOLA / EU

img_MLM

As fichas são utilizadas uma de cada vez. Cada uma delas proporciona uma atividade. Começamos do macro para o micro: A primeira ficha é a do Sistema Solar, seguida pela do planeta Terra, do Continente, e vai seguindo até chegar na Escola e no próprio aluno.

Antes de receber uma nova ficha, a sala precisa recitar a localização de cada uma que já trabalhou. Por exemplo, ao receber a ficha do País, a classe recita em voz alta:

“O BRASIL ESTÁ NA AMÉRICA DO SUL, QUE ESTÁ NO PLANETA TERRA, QUE ESTÁ NO SISTEMA SOLAR.”

Conforme as fichas vão sendo montadas, a frase vai ficando mais comprida até ficar assim:

“EU ESTOU NA SALA (número da sala) DA ESCOLA (nome da escola), QUE ESTÁ NA RUA (nome da rua), QUE ESTÁ NO BAIRRO (nome do bairro), QUE ESTÁ NA CIDADE (nome da cidade), QUE ESTÁ NO ESTADO (nome do estado), QUE ESTÁ NO BRASIL, QUE ESTÁ NA AMÉRICA DO SUL, QUE ESTÁ NO PLANETA TERRA, QUE ESTÁ NO SISTEMA SOLAR.”

As crianças se divertem e ao mesmo tempo compreendem o contexto do lugar onde se encontram e entram em contato com mapas. Tudo mesclado com atividades divertidas, figuras para colorir e, na última ficha (EU), elas desenham um autorretrato.

No final, as fichas são afixadas por um colchete, formando um lindo kit com mapas que podem ser trabalhados posteriormente.

Baixe o aquivo PDF. Ele traz uma página com instruções e sugestão de atividades para cada ficha, mas você pode inventar a sua própria maneira de trabalhar com o kit.

Meu Lugar no Mundo

Ajude-nos a divulgar o nosso trabalho. Curta nossa página e receba sempre atividades incríveis para usar em sala de aula.

Leave a Reply